segunda-feira, 25 de abril de 2011

Da "le córdon bléu" Escola de cozinha francesa pra você!

MAIONESE
Rende 1 litro
4 gemas
Sal e Pimenta
20g mostarda Dijon
10ml vinagre branco
1 litro óleo vegetal ou de milho

MODO DE FAZER
Separe 4 gemas em uma tigela. Adicione a mostarda, metade da quantidade do vinagre e uma pitada de sal e pimenta. Com ajuda de um fouet misture tudo. Aos poucos vá incorporando o óleo ao restante da mistura. Comece colocando bem pouco óleo e mexendo constantemente com o fouet, assim que estiver incorporado coloque um pouquinho mais. Esse processo é bem lento e demorado, então seja paciente, ou sua maionese vai desandar e não vai adquirir a consistência necessária. Continue batendo com vontade, sim, seu braço vai doer! Assim que tiver terminado todo o óleo adicione o restante do vinagre e mexa bem. Agora experimente e veja se precisa de mais sal e pimenta. Prontinho!
IMPORTANTE: Como a maionese caseira não passa por um processo de cozimento como a industrial, e o ovo não será cozido afim de eliminar o risco de contaminação por salmonela,  é preciso usar ovos de procedência confiável. Na geladeira, a maionese caseira dura apenas 2 ou 3 dias por não conter conservantes.
Você sabe como surgiu esse molho? Então, senta que la vem história: dizem que a maionese foi inventada em 1756 pelo chef francês do Duque de Richelieu. Depois que o Duque derrotou os britânicos em Port Mahon, seu cozinheiro criou um banquete da vitória que incluía um molho feito à base de nata e ovos. Percebendo que não havia nata na cozinha, o chef a substituiu por azeite de oliva. O chef apelidou o novo molho de "Mahonnaise", em homenagem à vitória do Duque.

Nenhum comentário:

Postar um comentário